sábado, 25 de maio de 2013

VII Encontro de Formação dos Professores do Projeto UCA - 2013

Tema: Criando planilhas simples (LibreOffice Calc) 

O 7º Encontro Presencial de Formação dos Professores do  ProUCA foi realizado no dia 17 de maio de 2013 na EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO em Campina Grande, conduzido pelo prof. Ilton Bruno e com o apoio dos alunos monitores nos dois turnos, manhã e tarde.
Começamos esta aula, mostrando que o bom uso do editor de planilhas poderá facilitar bastante o dia-a-dia do professor através do cálculo de médias dos alunos. Em seguida, apresentamos a área de trabalho do LibreOffice Calc e sua composição (célula; linha; coluna; formatação de fonte, cor, plano de fundo, bordas, etc) e algumas possibilidades de uso das planilhas de modo a facilitar diversos tipos de dados. 
Um ponto muito positivo foi uma simulação do cálculo de médias de uma turma, apresentada pelo aluno monitor Diego da Silva (6º ano).     

domingo, 19 de maio de 2013

VI Encontro de Formação dos Professores do Projeto UCA - 2013

Tema: Criando apresentações (LibreOffice Impress) 


O 6º Encontro Presencial de Formação dos Professores do  ProUCA foi realizado no dia 17 de maio de 2013 na EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO em Campina Grande, conduzido pelo prof. Ilton Bruno e com o apoio dos alunos monitores nos dois turnos, manhã e tarde.


Inicialmente, discutimos um pouco sobre o PowerPoint/Impress e as facilidades dessa ferramenta na condução de uma aula e/ou apresentação de forma geral. Foi apresentado um tutorial feito no ukinha (Impress), mostrando a facilidade em elaborar um slide e formatá-lo no próprio Lap Top Educacional e em seguida uma apresentação do passo-a-passo de como trabalhar no LibreOfficeImpress. Foram feitas pesquisas na web sobre o tema e cada um dos cursistas elaborou uma apresentação escolhendo layout, formatando o documento de forma geral, inserindo fotos (pesquisadas na web w tiradas no ukinha), links, tabelas e gráficos, renomeando e salvando o documento em pastas específicas do ukinha.

sábado, 18 de maio de 2013

Destaque na TV Itararé




PIBID Geografia juntamente com o PIBID de Música, está desenvolvendo uma atividade interdisciplinar na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário. A mesma ganhou tamanho reconhecimento tanto pela direção, alunos e professores da escola, que foi destaque no Itararé Notícias no dia 13 de maio, mostrando a importância e parceria desse trabalho. 
Veja a reportagem

domingo, 12 de maio de 2013

V Encontro de Formação dos Professores do Projeto UCA - 2013

Tema: Criando documentos de texto (LibreOffice Writer)
O 5º Encontro Presencial de Formação dos Professores do ProUCA foi realizado no dia 10 de maio de 2013 na EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO em Campina Grande, conduzido pelo prof. Ilton Bruno e com o apoio dos alunos monitores nos dois turnos, manhã e tarde.
Começamos o nosso encontro apresentando mais uma conquista, também por meio do manuseio, a LOUSA DIGITAL do MEC-FNDE.
Logo em seguida, entramos na Plataforma Moodle e consultamos o "resumo da aula" e o "material da aula" para nos auxiliar durante o encontro. Discutimos um pouco sobre alguns tipos de documentos de textos e em seguida todos acompanharam o tutorial sobre o editor de textos do ukinha (Writer), neste momento, todos com seus ukinhas em mãos, abriram o editor de textos no menu principal em "suíte de escritório". E depois, pesquisamos um texto na web, colamos no writer e fizemos algumas formatações (centralizar, justificar, alterar com do texto,etc.), além de inserirmos imagens tiradas do ukinha e também da internet, salvamos e renomeamos o documento em uma pasta específica.
Por fim, reforçamos as atividades propostas na Plataforma.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A utilização dos ukinhas nas aulas de Português e Geografia


A utilização dos computadores na sala de aula é uma realidade na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, na disciplina de Geografia sobre coordenação do Professor Jorismar de O. Sena, as aulas têm sido diferenciadas, pois os alunos estão tendo a oportunidade de utilizar o UCA (um computador por aluno) dando assim, um maior dinamismo nas aulas de Geografia.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFCG que vem sendo desenvolvido na Escola Nossa Senhora do Rosário possibilitou uma parceria da Professora de língua portuguesa Ivania Lucia Ribeiro com o Professor de geografia Jorismar de Oliveira Sena. A partir da realização de uma aula de campo os professores planejaram para os alunos do 7º ano A, a escrita de um relatório utilizando o UCA na sala de aula. Também em parceria com PIBIDGeo, os alunos do 7º ano A puderam utilizar o UCA na sala de aula aprendendo sobre os Movimentos da Terra a partir da utilização do jogo Paco e o Capitão Tormenta. Assim, concluímos que utilização das novas tecnologias tem colaborado e facilitado o processo de aprendizagem dos alunos.

CONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL ATRAVÉS DOS RITMOS MUSICAIS

O PIBID – Geografia e o PIBID – Música, realizaram na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário atividades interdisciplinares na turma do 7º ano A. O tema trabalhado foi o Brasil e suas diversas regiões. De cada região, além dos aspectos geográficos e econômicos, estudaram-se ritmos característicos de cada região.
Esse projeto é uma iniciativa do PIBID – UFCG. O subprojeto de Geografia está sob a coordenação do Professor Dr. Luiz Eugênio Pereira de Carvalho e o subprojeto de Música, está sob coordenação da professora Dr. Marisa Nóbrega Rodrigues.
Agradecemos a diretora da escola Evelane Gonçalo Pinto Souza pelo apoio ao PIBID – UFCG, e ainda não podemos deixar de agradece aos professores supervisores dos subprojetos PIBID – Geografia e Música, respectivamente ao professor Jorismar Sena e a professora Izabel Rosânia.


Clique nas imagens para ampliá-las

domingo, 5 de maio de 2013

XV OLIMPÍADA RAINHA DA BORBOREMA - 2013


Apesar de não ter um lugar adequado para realizar as atividades de Educação Física (a escola não possui quadra) seus professores formaram uma equipe para competir nas Olimpíadas Escolares da Rainha da Borborema e seus esforços são admiráveis.

Vejam algumas fotos da participação da EEEF NSA DO ROSÁRIO na XV OLIMPÍADA RAINHA DA BORBOREMA. 
Palavras da Professora  Ana Laura (Educação Física) sobre a participação dos alunos: 
"Participaram dentro das nossas condições com muita garra, fiquei muito feliz com a participação deles!!"

sábado, 4 de maio de 2013

IV Encontro de Formação dos Professores do Projeto UCA - 2013

Tema: Interagindo por meio de redes sociais (Facebook)
No dia 30 de abril de 2013 foi realizado o IV Encontro Presencial de Formação dos Professores do Projeto UCA/PB na EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - Campina Grande. O encontro foi conduzido pelo Prof. Ilton Bruno e realizado nos dois turnos, manhã e tarde. 
Inicialmente fizemos uma apresentação sobre redes sociais e logo em seguida os professores que ainda não faziam parte do Facebook  com a ajuda dos alunos monitores, criaram suas contas. 
Depois que todos entraram no Facebook e adicionaram uns aos outros, acompanharam no data show (formas de interagir; alterar configurações de privacidade; adicionar fotos, vídeos, links, etc), mostramos como criar grupos e suas configurações (Privacidade, aprovação de membros, etc), adicionamos os novos participantes ao grupo da escola já existente e apresentamos alguns dos grupos utilizados pelos professores com seus alunos ou colegas de trabalho.