sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Palestra: Obesidade Infantil

Como uma das ações realizadas no projeto sobre alimentação saudável, desenvolvido pela professora Gilma Catão (Geografia), uma equipe do curso de Medicina da FCM proferiu uma palestra com o tema "obesidade infantil" para os alunos dos 9º anos da EEEF Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande/PB.
Para prevenir e combater a obesidade, foram destacadas algumas mudanças de hábitos, como uma alimentação saudável (contendo frutas, verduras, etc) com menos gorduras trans, exercícios físicos (práticas esportivas, caminhadas, etc), dentre outras.   

Por Ilton Bruno e Pollyana Rodrigues

Confiram a matéria publicada no site da Facisa/FCM

Palestra sobre obesidade inicia atividades para o Dia de Responsabilidade Social
Ascom | 19 de setembro de 2013, às 19:15

2
Por Nelsina Vitorino
Iniciando as atividades para marcar o Dia da Responsabilidade Social, acadêmicas do 8º período do curso de Medicina da FCM ministram uma palestra sobre “Obesidade na Infância”, na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro da Prata.
A obesidade é considerada um problema de saúde pública que acomete 15% das crianças e 8% dos adolescentes. Trata-se de uma problemática atual, que implica na questão do mau hábito alimentar, com a inclusão de mais alimentos calóricos e menos nutritivos no cardápio.
As alunas de Medicina expuseram que precisamos fazer entre 5 e 6 refeições por dia, com os lanches entre as refeições principais, e incluir as frutas, verduras e legumes na rotina alimentar, além da prática de atividades físicas. “A mudança comportamental é o primeiro passo para evitar a obesidade”, disse Isabel Amorim.
Os estudantes com faixa etária entre 13 e 15 anos ficaram atentos as orientações passadas e entusiasmados participaram com questionamentos, pois demonstraram-se cientes do assunto. “Não comia frutas, mas sabendo dos benefícios que elas podem me proporcionar já inclui na minha alimentação. Quero melhorar para um futuro mais saudável!”, disse a aluna Warlla Roana que também participa do projeto de reeducação alimentar desenvolvido pela professora da escola Gitana Catão.
Para a adolescente Sara Berto o assunto abordado foi muito interessante. “Existe um índice alto de jovens obesos e todas essas informações servem de orientação para uma boa conduta alimentar”, destacou.
3A professora Pollyana Rodrigues achou interessante o alerta dado, pois o consumo das “besteiras calóricas” acontecem de forma involuntária. “Eles não percebem o mau que estão fazendo a saúde e que essa escolha implica em conseqüências sérias no futuro”, disse.
As palestras buscam informar e promover a saúde, possibilitando, também, aos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos à prática. Na ocasião, foram distribuídas cartilhas educativas, com uma linguagem acessível, acerca das temáticas abordadas e garrafinhas ecológicas, incentivando o consumo de água durante todo o dia.
A programação do Dia da Responsabilidade Social encerra no próximo sábado, dia 21, com ações envolvendo vários cursos da Facisa e FCM.

Acesse a matéria no site da instituição clicando aqui

domingo, 15 de setembro de 2013

Bazar Sustentável é destaque no site do Governo do Estado da PB

Veja a matéria:


 Sábado, 14 de setembro de 2013 - 15h56

A Escola Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande, promoveu nesta sexta-feira (13) um bazar sustentável com objetos reciclados confeccionados pelos próprios alunos. A atividade foi resultado do ‘Projeto Sustentabilidade: o ambiente e você no meio’, desenvolvido durante todo o ano letivo. As peças expostas no bazar foram trocadas por alimentos não perecíveis que serão doados a entidades filantrópicas da cidade.
O objetivo do projeto é incentivar o uso de práticas ecologicamente corretas, além de estimular a reciclagem e ressaltar a importância de preservar o meio ambiente. Através de diversas ações, o projeto busca ainda orientar os alunos quanto à utilização consciente dos recursos naturais. Como finalização da proposta, a escola vai colaborar com instituições carentes da cidade como forma de contribuir para a transformação da consciência dos alunos e da comunidade em geral sobre valores como solidariedade, respeito ao meio ambiente e ao próximo.
Atividades como esta estão sendo desenvolvidas em várias escolas estaduais da cidade na tentativa de construir uma consciência ambiental coletiva para a melhoria da relação do homem com o meio ambiente. “Além de trabalhar com a sustentabilidade, nós queremos colaborar com as instituições e incentivar a solidariedade entre os alunos. Nosso objetivo é dar continuidade a essas práticas para ajudar a quem precisa”, explicou o gestor da escola, Heleno Farias.
Os alimentos arrecadados serão entregues pelos alunos e professores nesta quarta-feira (18) a algumas entidades de Campina Grande, como a Casa da Criança Dr. João Moura, o Lar de Maria e a Casa da Esperança.

Bazar Sustentável na Escola do Rosário

Nesta sexta-feira, 13/09, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário promoveu um Bazar sustentável, referente ao projeto SUSTENTABILIDADE: O AMBIENTE E VOCÊ NO MEIO, onde foram trocados peças artesanais confeccionadas pelos alunos, por alimentos não perecíveis.

O objetivo do bazar é incentivar o uso de práticas ecológicas corretas, estimular a prática da reciclagem, ressaltar a importância de preservar o meio ambiente e aproveitar os recursos naturais, assim como, colaborar com instituições carentes, enfim, contribuir para a transformação da consciência voltada para a solidariedade, o respeito ao meio ambiente e as pessoas. A gestão em nome de Heleno da Silva Farias e Sônia Mª A. de Oliveira Brito, explica que “o corpo docente da escola visa colaborar com as instituições e incentivar a solidariedade entre os alunos além de trabalhar com a sustentabilidade. Nosso objetivo é dar continuidade a essas práticas para ajudar a quem precisa“, disse.

Os alimentos arrecadados serão entregues na próxima quarta-feira, 18, nas instituições do João Moura, Lar de Maria e Casa da Esperança, Lar do Aconchego entre outras, por alunos e professores.

Ficamos maravilhados com os resultados. A escola está de parabéns pela dedicação dos professores, funcionários e alunos...

domingo, 1 de setembro de 2013

Edital do IFPB - 2013

Chegou o momento tão esperado pelos alunos dos 9º Anos da EEEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - Campina Grande/PB. Foi publicado o edital para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB 2013.
Agora, é ler o edital com muita atenção , realizar a inscrição e continuar se dedicando nos estudos para dá o primeiro passo para o futuro profissional...

Boa Sorte a todos!

Resumo

Vagas:
  • Integrado: 1300
  • Subsequente: 1478
 Inscrições:
  de 08 de Setembro a 18 de Outubro  de 2013
Taxa:   R$ 50,00 (Integrado)
  R$ 40,00 (Subsequente)

Provas:
  24 de Novembro de 2013


Cronograma:
  Clique Aqui
Link do Edital: Clique aqui (baixar)
Link do EditalClique aqui (visualizar)