sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Alunos do Rosário produzem Sabão Ecológico


EEEF Nossa Senhora do Rosário
Caminhando junto com a sociedade
Professor: Robson Benício (Artes)
Período: Ano letivo de 2016

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.
Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Despejo correto de óleo
Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

• Produção de Sabão Ecológico pelos alunos
Sabão – Para fazer barras de sabão a partir do óleo de cozinha, basta seguir a receita abaixo:

Materiais
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
1/5 Copo de Sabão em pó
1/5 quilo de soda cáustica em escama

Preparo
Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde.
Depois, coloque a água fervendo.
Mexa até diluir todas as escamas da soda.
Adicione o óleo e mexa.
Adicione o amaciante e mexa novamente.
Jogue a mistura numa fôrma e espere secar.
Corte o sabão em barras.
Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.


Após a produção do Sabão Ecológico, os alunos tiveram uma palestra com Representantes da Empresa ALCA RECICLA, estes vieram enfatizar a importância do despejo correto do óleo de cozinha e mostrar aos alunos a importância social de trabalhar a conscientização de uma sociedade que preserva o meio ambiente e faz ações concretas de reciclagem.
Foi instalado na escola um EcoPonto (Recipiente para coleta de óleo usado que os alunos trazem de suas casas)


O próximo passo foi a visita ao Galpão da Alca Recicla, lá os alunos viram na prática o manejo do óleo de cozinha e suas finalidades no processo de reciclagem. Ainda foi possível visitar o espaço que a empresa trabalha com reaproveitamento da raspa do couro para produção de Tecidos.

A culminância do projeto se dará através da exposição do Sabão Ecológico produzido pelos alunos, assim como as fotos de todas as etapas e a troca do óleo arrecadado pelos alunos em produtos de limpeza para serem usados na Escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário