sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Laisa Grisi participa de projeto de Português na Escola do Rosário em 2016

Professor
Emerson Dickson (Professor de Língua Portuguesa)
Colaboradores
Alunos do PIBID Curso de Letras da UFCG
Alunos do Curso de Letras da UEPB
Ano letivo: 2016

        A proposta a ser desenvolvida pela disciplina de Língua Portuguesa com as turmas de 8º ano “E” e “F” do turno Vespertino partiu da adoção do tema Direitos Humanos relacionado com a produção textual de gêneros textuais ligados às mídias jornalísticas escritas.
A princípio, estudou-se o gênero textual crônica e suas características. Procurou-se sempre ressaltar o caráter cotidiano dominante nas temáticas abordadas pelo gênero e o fato de isso estar relacionado com o meio de veiculação adotado pelo mesmo: o jornal.
            Desenvolvemos parte do projeto em parceria com bolsistas do programa PIBID da UFCG e juntos buscamos expor os alunos ao contato com diversos textos do gênero crônica. Com isso pretendíamos fazer com que os estudantes verificassem as características intrínsecas à crônica apesar das diferentes maneiras como ela se mostra dependendo da autoria e de sua proposta.
            Em seguida os alunos foram desafiados a escrever suas próprias crônicas. A ideia era que eles se baseassem em um fato de sua própria vida (seu cotidiano) para desenvolver um texto de caráter narrativo/reflexivo. Os estudantes produziram uma primeira versão que foi corrigida e, a partir de apontamentos feitos nessa correção, eles reescreveram seus textos numa segunda e final versão.
            A segunda etapa do projeto contou com uma parceria entre professor e estagiárias do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. As universitárias adotaram a proposta da escola e a partir da mesma desenvolveram sua atuação para o cumprimento do estágio obrigatório de seu curso superior. Para essa fase adotamos o gênero notícia jornalística mantendo assim o vínculo com o tipo de texto trabalhado anteriormente.

            Os alunos ao longo das aulas viram exemplos de notícias jornalísticas e as características que norteiam tal texto, bem como suas partes fundamentais e como elas se articulam. Foi trabalhado o tipo de verbo usado nas manchetes de jornal e o peso que tal classe gramatical possui nesta parte do texto. Os alunos também viram que o texto jornalístico é predominantemente denotativo em sua linguagem, diferente da crônica, vista anteriormente, que, por ter caráter literário, possui uma linguagem predominantemente conotativa.

Aulas com estagiárias da UEPB sobre texto jornalístico: notícia e entrevista. 

Como desafio produtivo, buscamos a produção de um jornal feito pelos próprios alunos. Na turma de 8º "E" os alunos redigiram notícias vinculadas a realidade da própria escola (ocorrências de desvio disciplinar, eventos da escola, etc). Já ao 8º "E" permitiu-se a produção de notícias vinculadas a realidade dos lugares onde moram (ocorrências policiais, utilidade pública, esportes...).
Em ambas as turmas houve a produção de uma entrevista com uma palestrante convidada pela escola. A jornalista Laisa Grisi expôs aos alunos um pouco de sua realidade profissional. Com tal palestra, buscou-se tanto exibir um pouco do trabalho da profissional como aproximar os alunos do indivíduo Laisa Grisi, mostrando-a como entre humano e próximo deles por ser parte da cidade onde habitam. Em aula anterior, os alunos redigiram as perguntas a serem feitas à entrevistada, esta as respondeu ao longo de sua exposição.
Palestra com a jornalista Laisa Grisi da Tv Paraíba
Foram impressos exemplares dos jornais das duas turmas, entregando-se uma cópia para cada aluno e outras tantas foram distribuídas entre visitantes durante a amostra pedagógica realizada como culminância dos projetos desenvolvidos ao longo do ano na escola. Nesta amostra a turma do 8º ano “E” criou uma série de cartazes com manchetes e fotos de jornais e revistas que evidenciassem os direitos humanos, linkando assim o gênero de texto trabalhado e o tema geral escolhido para direcionar os projetos da escola. 


Vejam algumas partes do Jornal produzido pelos alunos









Nenhum comentário:

Postar um comentário